GRADUAÇÃO

Pedagogia

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia aborda a administração de escolas e princípios e métodos de ensino. É um curso ideal para quem possui interesse em educação, é uma pessoa atenciosa e crítica. O profissional de pedagogia é responsável por guiar o aluno à apropriação do próprio conhecimento. Podendo atuar em diferentes níveis de educação, apoio escolar e não escolar.

O curso tem duração de 4 anos e estão entre suas principais áreas de atuação: Redação e edição de materiais didáticos, docência e gestão educacional em espaços não escolares para crianças, jovens e adultos; gestão e coordenação de programas de ensino, entre outros.

Certificação

Bacharelado

Duração

4 Anos

Período

Noturno

Mensalidade

R$ 575,30

Se torne um Pedagogo

Nós da Faculdade Santíssimo Sacramento estamos prontos para lhe fornecer o norte que você precisa, venha fazer parte da nossa família!

Informações Diversas

Tania Regina Leite Santos Figueiredo

  • Mestre em Educação(UEFS) na linha de pesquisa Currículo, formação e práticas pedagógicas;
  • Graduada em Pedagogia(UEFS), 1996;
  • Especialista em: Alfabetização(UEFS) ,Gestão Escolar (Unyahna/BA) e Coordenação Pedagógica (UFBA);
  • Dedica-se às grandes áreas de investigação acadêmica em Formação de Professores / Práticas Pedagógicas / Políticas Curriculares / Currículo / Educação Matemática
  • Profissionalmente é Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Estadual de Educação - SEC/BA;
  • é professora e coordenadora do colegiado do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento - FSSS;
  • Email: [email protected]

  • Possibilitar a formação do sujeito na perspectiva do desenvolvimento bio-psico-social sendo capaz de problematizar e elaborar hipóteses, a buscar alternativas de solução para as demandas conteporâneas;
  • Propiciar o planejamento, execução e avaliação de atividades educativas, contribuindo com a aplicação de conhecimentos nas áreas do saber para atender ao mundo do trabalho;
  • Orientar os pedagógos em formação para construir inovações pedagógicas em espaços escolares e não escolares de forma crítica e articulada.

O pedagogo licenciado na Faculdade SS. Sacramento deverá ser capaz de:

  • Atuar com ética e compromisso;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, em diversos níveis e modalidades do processo educativo nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Respeitar as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
  • Investigar e refletir sobre a sua prática e o saber fazer pedagógico.

Essas ações devem estar respaldadas na utilização da práxis como uma referência básica para a construção do trabalho pedagógico, com vistas à construção de uma sociedade justa e digna.

Áreas de Atuação do Pedagogo:

  • Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos Normais e de Educação Profissional;
  • Gestão educacional – planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos sistemas de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino, e em ambientes não-escolares;
  • Atuação docente/técnica em áreas emergentes no campo educacional.