GRADUAÇÃO

Pedagogia

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia aborda a administração de escolas e princípios e métodos de ensino. É um curso ideal para quem possui interesse em educação, é uma pessoa atenciosa e crítica. O profissional de pedagogia é responsável por guiar o aluno à apropriação do próprio conhecimento. Podendo atuar em diferentes níveis de educação, apoio escolar e não escolar.

O curso tem duração de 4 anos e estão entre suas principais áreas de atuação: Redação e edição de materiais didáticos, docência e gestão educacional em espaços não escolares para crianças, jovens e adultos; gestão e coordenação de programas de ensino, entre outros.

Certificação

Bacharelado

Duração

4 Anos

Período

Noturno

Mensalidade

R$ 575,30

Se torne um Pedagogo

Nós da Faculdade Santíssimo Sacramento estamos prontos para lhe fornecer o norte que você precisa, venha fazer parte da nossa família!

Informações Diversas

Tania Regina Leite Santos Figueiredo

  • Mestre em Educação (UEFS) na linha de pesquisa Currículo, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas;
  • Graduada em Pedagogia(UEFS), 1996;
  • Especialista em: Alfabetização(UEFS) ,Gestão Escolar (Unyahna/BA) e Coordenação Pedagógica (UFBA);
  • Dedica-se às grandes áreas de investigação acadêmica em: Formação de Professores / Práticas Pedagógicas / Políticas Curriculares / Currículo /Educação Matemática;
  • Atua como Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Estadual de Educação - SEC/BA;
  • Formadora de professores e gestores educacionais no âmbito das ações vinculadas ao Plano de Formação Continuada, desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT);
  • Professora e Coordenadora do colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento - FSSS;
  • Email: [email protected]
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9229063314817944

    De acordo com o Art. 2º da Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, do Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno (CNE/CP), a formação docente pressupõe o desenvolvimento, pelo licenciado, das competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, bem como das aprendizagens essenciais garantidas aos estudantes, quanto aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação Integral.

    Nesse sentido, a resolução apresenta os princípios das competências gerais estabelecidas na BNCC, requeridas ao licenciado em Pedagogia:

    1. Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do estudante e na sua própria aprendizagem, colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva.

    2. Pesquisar, investigar, refletir, realizar a análise crítica, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas.

    3. Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais e a participação em práticas diversificadas da produção artístico- cultural para que o estudante possa ampliar seu repertório cultural.

    4. Utilizar diferentes linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e fazer com que o estudante amplie seu modelo de expressão ao partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, produzindo sentidos que levem ao entendimento mútuo.

    5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.

    6. Valorizar a formação permanente para o exercício profissional, buscar atualização na sua área e afins, apropriar-se de novos conhecimentos e experiências que lhe possibilitem aperfeiçoamento profissional e eficácia e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

    7. Desenvolver argumentos com base em fatos, dados e informações científicas para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental, o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

    8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado nos estudantes.

    9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.

    10. Agir e incentivar, pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, a abertura a diferentes opiniões e concepções pedagógicas, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, para que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores.

    Assim, considerando o desenvolvimento dessas competências gerais, faz-se necessário que o processo de formação do pedagogo esteja fundamentado em três dimensões: conhecimento profissional; prática profissional e engajamento profissional.

    Nessa perspectiva, a proposta do curso é de oferecer uma formação básica com conhecimento dos fundamentos científicos e sociais, associando teoria e prática pedagógica, de forma que essas práticas sejam utilizadas como referência para reflexões teóricas.

    Desta forma, o perfil do pedagogo (a) da F.SS.S. contempla uma diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam com temas contemporâneos de forma transversal, integradora e transdisciplinar, ao longo do curso, articulando teoria e prática, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão (Resolução CNE/CP nº 2/ 2019).

O pedagogo licenciado na Faculdade SS. Sacramento deverá ser capaz de:

  • Atuar com ética e compromisso;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, em diversos níveis e modalidades do processo educativo nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Respeitar as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
  • Investigar e refletir sobre a sua prática e o saber fazer pedagógico.

Essas ações devem estar respaldadas na utilização da práxis como uma referência básica para a construção do trabalho pedagógico, com vistas à construção de uma sociedade justa e digna.

Áreas de Atuação do Pedagogo:

  • Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos Normais e de Educação Profissional;
  • Gestão educacional – planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos sistemas de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino, e em ambientes não-escolares;
  • Atuação docente/técnica em áreas emergentes no campo educacional.