O Curso de Pedagogia aborda a administração de escolas e princípios e métodos de ensino. É um curso ideal para quem possui interesse em educação, é uma pessoa atenciosa e crítica. O profissional de pedagogia é responsável por guiar o aluno à apropriação do próprio conhecimento. Podendo atuar em diferentes níveis de educação, apoio escolar e não escolar.
O curso tem duração de 4 anos e estão entre suas principais áreas de atuação: Redação e edição de materiais didáticos, docência e gestão educacional em espaços não escolares para crianças, jovens e adultos; gestão e coordenação de programas de ensino, entre outros.
Bacharelado
4 Anos
Noturno
R$ 575,30
Nós da Faculdade Santíssimo Sacramento estamos prontos para lhe fornecer o norte que você precisa, venha fazer parte da nossa família!
Tania Regina Leite Santos Figueiredo
De acordo com o Art. 2º da Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, do Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno (CNE/CP), a formação docente pressupõe o desenvolvimento, pelo licenciado, das competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, bem como das aprendizagens essenciais garantidas aos estudantes, quanto aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação Integral.
Nesse sentido, a resolução apresenta os princípios das competências gerais estabelecidas na BNCC, requeridas ao licenciado em Pedagogia:
1. Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do estudante e na sua própria aprendizagem, colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva.
2. Pesquisar, investigar, refletir, realizar a análise crítica, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas.
3. Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais e a participação em práticas diversificadas da produção artístico- cultural para que o estudante possa ampliar seu repertório cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e fazer com que o estudante amplie seu modelo de expressão ao partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, produzindo sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.
6. Valorizar a formação permanente para o exercício profissional, buscar atualização na sua área e afins, apropriar-se de novos conhecimentos e experiências que lhe possibilitem aperfeiçoamento profissional e eficácia e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Desenvolver argumentos com base em fatos, dados e informações científicas para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental, o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado nos estudantes.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.
10. Agir e incentivar, pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, a abertura a diferentes opiniões e concepções pedagógicas, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, para que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores.
Assim, considerando o desenvolvimento dessas competências gerais, faz-se necessário que o processo de formação do pedagogo esteja fundamentado em três dimensões: conhecimento profissional; prática profissional e engajamento profissional.
Nessa perspectiva, a proposta do curso é de oferecer uma formação básica com conhecimento dos fundamentos científicos e sociais, associando teoria e prática pedagógica, de forma que essas práticas sejam utilizadas como referência para reflexões teóricas.
Desta forma, o perfil do pedagogo (a) da F.SS.S. contempla uma diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam com temas contemporâneos de forma transversal, integradora e transdisciplinar, ao longo do curso, articulando teoria e prática, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão (Resolução CNE/CP nº 2/ 2019).
O pedagogo licenciado na Faculdade SS. Sacramento deverá ser capaz de:
Essas ações devem estar respaldadas na utilização da práxis como uma referência básica para a construção do trabalho pedagógico, com vistas à construção de uma sociedade justa e digna.
Áreas de Atuação do Pedagogo: